
A termografia é um método de medida de temperatura sem contato com o respectivo registro de imagens térmicas a partir do espectro infravermelho do objeto analisado.
Atualmente, esta é uma das mais importantes ferramentas disponíveis para inspeção de sistemas elétricos industriais e prediais.
Tipicamente os seguintes elementos da instalação elétrica são candidatos a uma inspeção termográfica: linhas de transmissão e de distribuição, transformadores, bancos de tiristores e semicondutores de potência (UPS, Estabilizadores, Drives de Partida, etc); dispositivos de manobra, fusíveis, disjuntores, dispositivos de controle e proteção, motores e centros de controle de motores (CCM).
Com mais de 20 anos de experiência atuando na indústria e em instalações prediais de diversos segmentos, nossos engenheiros são permanentemente treinados em institutos de reconhecimento mundial como ITC - Infrared Training Center para prover o diagnóstico mais preciso e a solução mais adequado para o reparo do defeito encontrado.
É possível esperar mais que apenas figuras?
Nós não apresentamos apenas imagens térmicas; nós lhes apresentamos informações detalhadas sobre as possíveis causas do sobreaquecimento, informando como fazer o reparado e como prevenir efetivamente que aquele problema se torne recorrente.
As fotos das condições dos sistemas elétricos é apenas o começo. A partir daquelas informações e em conjunto com o cliente, serão traçadas as prioridades de intervenção assim como, o planejamento do respectivo cronograma de manutenção.
Além do sistema elétrico, o sistema de ar condicionado, poderá beneficiar-se de uma boa inspeção termográfica. O isolamento térmico em alguns casos poderá ser objeto de análise, uma vez que o isolamento térmico inadequado é um dos principais agentes de desperdício de energia elétrica e também da diminuição da eficiência do circuito de refrigeração como um todo.
O uso da termografia como ferramenta na manutenção preventiva associado ao conhecimento dos fenômenos físicos envolvidos, pode colaborar significativamente na identificação de defeitos ocultos e prevenindo falhas indesejáveis.
A análise adequada dos termogramas pode trazer os seguintes benefícios:
- Detectar problemas rapidamente sem a interrupção do funcionamento dos equipamentos e instalações elétricas;
- Reduzir os custos de reparo e o tempo de manutenção;
- Priorizar, identificar e planejar as ações corretivas adequadamente;
- Verificar o equilíbrio de cargas de circuitos e painéis elétricos durante seu funcionamento;
- Possibilitar a identificação de pontos passiveis de correção classificados como sobreaquecimento por subdimencionamento e que aumentam o consumo de energia elétrica desnecessariamente.
exemplo de uma imágem térmica dos terminais superiores de um dispositivo de manobra.
